Minas Láctea promove conhecimento científico e difusão de novas tecnologias
sexta-feira, 02/08/24Por Filipe Diniz
![Minas Láctea promove conhecimento científico e difusão de novas tecnologias minas-lactea-promove-conhecimento-cientifico-e-difusao-de-novas-tecnologias](https://aspepesq.org.br/wp-content/uploads/2024/08/aspepesq.org.br-minas-lactea-promove-conhecimento-cientifico-e-difusao-de-novas-tecnologias-minas-lactea-transformacao-setor-2024-site-1024x683.jpg)
Programação científica de um dos principais eventos laticinistas da América Latina é coordenada por pesquisadores da Epamig
O Minas Láctea, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), é o maior e mais tradicional evento técnico-científico do Brasil na área de laticínios, reunindo produtores rurais, empresários, professores, pesquisadores, técnicos e entusiastas do setor. O objetivo do encontro é que os participantes conheçam novidades da cadeia laticinista e aprimorem conhecimentos técnicos, de modo a atualizarem-se sobre as tecnologias e tendências do setor.
Sendo um dos pilares do evento, a programação científica do Minas Láctea 2024, que aconteceu de 16 a 18 de julho, em Juiz de Fora/MG, na Zona da Mata mineira, compreendeu o 37° Congresso Nacional de Laticínios (CNL) e a 43ª Semana do Laticinista (SL).
Uma série de palestras, apresentações orais de trabalhos, sessões de pôsteres (submissão de artigos científicos) e minicursos profissionalizantes fizeram parte do cronograma de atividades. Cabe destacar que todas essas ações foram propostas, planejadas e realizadas por pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado institucionalmente à Epamig.
Esses pesquisadores pertencem ao Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig. Coordenado pelo Prof. Dr. Junio Cesar Jacinto de Paula, tem o intuito de gerar conhecimento científico e difundir tecnologias que possam aprimorar e fortalecer a cadeia de lácteos no Brasil.
Segundo o pesquisador agropecuário e um dos coordenadores do 37º CNL e da 43ª SL, Prof. Dr. Paulo Henrique Costa Paiva, a temática central da edição 2024 foi “Tradição e inovação: a transformação do setor lácteo”.
“É um tema amplo, que abrange toda a cadeia laticinista, destacando-se novas tecnologias e processos demandados pelas indústrias, tendências de mercado, automação e revolução digital, além de empreendedorismo e sustentabilidade ambiental”, explica Paulo Henrique, que também é filiado à Associação dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig (Aspe).
Minas Láctea 2024
O Minas Láctea 2024, na avaliação de organizadores e expositores, é sempre um sucesso de público, com média de 12 mil participantes nos três dias de realização, e mais de R$ 500 milhões de aportes em novos negócios.
A Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos (Expomaq) ainda integram a programação do encontro, ao apresentar e demonstrar produtos e maquinários inovadores para o setor.
Saiba mais em aspepesq.org.br e no perfil @aspepesq nas mídias sociais!
ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.