Pesquisadores da Epamig analisam a viabilidade do cultivo de frutas vermelhas no Sul de Minas
sexta-feira, 13/09/24Por Filipe Diniz
![Pesquisadores da Epamig analisam a viabilidade do cultivo de frutas vermelhas no Sul de Minas Pesquisadores da Epamig analisam a viabilidade do cultivo de frutas vermelhas no Sul de Minas](https://aspepesq.org.br/wp-content/uploads/2024/09/aspepesq.org.br-pesquisadores-da-epamig-analisam-a-viabilidade-do-cultivo-de-frutas-vermelhas-no-sul-de-minas-produtor-colheita-fruta-mirtilo-1024x683.jpg)
A finalidade do estudo é verificar a possibilidade de produção destas espécies em áreas de clima diversos, além de favorecer novos cultivos na região
O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, foi escolhido para sediar as pesquisas dos cultivares das frutas vermelhas, ou frutas temperadas, como também são conhecidas.
A escolha do município se deve por estar entre os mais frios do estado. Outra questão é por possuir clima, solo e altitude ideais para os pesquisadores avaliarem a adaptabilidade da produção dessas frutas, às condições climáticas da região, que fica na Serra da Mantiqueira.
Segundo o pesquisador agropecuário da Epamig, Emerson Gonçalves, essas pequenas frutas, de variação de cor entre vermelha e roxa, como a amora, framboesa e o mirtilo, possuem alta produtividade em pequenas áreas agrícolas para se desenvolverem.
Gonçalves esclarece que a pesquisa também comprovou a temperatura base de produção dessas espécies, que são típicas de clima temperado, para verificar se elas conseguem se adaptar em situações mais quentes. Dessa forma, é possível expandir as localidades produtoras e viabilizar novas áreas de cultivo.
“A maior produção por área agrícola cultivada traz diversos benefícios econômicos ao produtor rural, além de gerar mais empregos diretos para a região. Isso porque essas frutas demandam mão-de-obra para a colheita e manejo da cultura, em prol de um desenvolvimento correto e saudável”, explica Emerson, que tem formação em engenharia agronômica e é diretor-presidente da Associação dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig (Aspe).
Mais uma vantagem das pesquisas das frutas vermelhas é a comprovação de que são mais apropriadas à agricultura familiar, pela necessidade de tratos culturais mais sutis. O intuito é evitar perdas e ter um melhor aproveitamento na colheita, além de facilitar o escoamento para o revendedor.
Frutas temperadas
As frutas temperadas possuem alta qualidade nutricional, com a opção de serem consumidas e comercializadas in natura (estado natural) ou congelada. Ainda podem ser transformadas em diversos produtos, como geleias, sucos e frutas desidratadas.
Em relação à saúde, essas frutas favorecem a prevenção de doenças, como a arteriosclerose (retração das artérias), diabete e alguns tipos de infecções, uma vez que são ricas em vitamina C e antioxidantes.
Ao consumi-las, os nutrientes agem em benefício da saúde humana, ainda mais por serem ricos em substâncias como o nutracêutico (bioativo), antocianina (anti-inflamatória) e polifenol (farmacológico).
Saiba mais em aspepesq.org.br e no perfil @aspepesq nas mídias sociais!
ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.