Pesquisadora da Epamig integra comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Entomologia
Foto: Divulgação/CBE


Durante o encontro de entomologia, ciência que estuda os insetos, Madelaine Venzon coordenou espaço que debateu as tecnologias utilizadas no manejo de pragas agrícolas

A engenheira agrônoma e pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, integrou a comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE), realizado de 22 a 26 de setembro, no Center Convention, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Esta 29ª edição do CBE foi promovida em conjunto ao 13º Congresso Latino-Americano. Esses dois eventos são os principais fóruns de discussão sobre as características dos insetos, comportamentos e relações com o meio ambiente.

Com o tema “Sustentabilidade e Biodiversidade de lnsetos”, o congresso proporcionou um ambiente de convivência e troca de experiências entre os agentes científicos da sociedade brasileira e mundial, compostos por pesquisadores, professores, consultores, produtores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A Dra. Madelaine Venzon representou a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no encontro científico, ocasião em que proferiu a palestra magna, coordenou e palestrou sobre pragas agrícolas na Arena do Produtor.

A arena é um espaço de atualização sobre as estratégias sustentáveis empreendidas em prol do controle de insetos e ácaros, em culturas de importância agrícola. Em 2024, o tema central dos debates entre pesquisadores e produtores rurais foi “Tecnologias de base biológica para o manejo de pragas”.

“Uma semana intensa de trabalhos, onde apresentamos e discutimos os avanços e desafios da ciência a serviço do produtor. Isso foi um marco no congresso”, ressaltou Venzon, a qual é filiada à Associação dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig (Aspe).

Madelaine também leciona e orienta trabalhos científicos de alunos que cursam Ciências Agrárias e Biológicas na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Além das palestras, a programação do Congresso de Entomologia ainda contou com simpósios, mesas-redondas, minicursos e apresentações de publicações acadêmicas. Mais detalhes podem ser obtidos em cbe2024.com.br .

Saiba mais em aspepesq.org.br e no perfil @‌aspepesq nas mídias sociais!

ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.