Diretores da Aspe participam de reunião com o secretário de Agricultura
Na imagem, em sequência, a diretora-administrativa Cláudia, o secretário Thales, o diretor-presidente Emerson e o diretor-financeiro João Batista (camisa branca) | Divulgação/Aspe


Novo plano de cargos e salários, das carreiras de pesquisador e docente da Epamig, foi um dos principais temas discutidos

Os pesquisadores agropecuários e dirigentes da Aspe, Emerson Gonçalves (Diretor-Presidente), Cláudia Souza (Diretora-Administrativa) e João Batista Reis (Diretor-Financeiro), participaram de reunião com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Fernandes, nessa terça-feira (25/06), no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.

O objetivo do encontro foi discutir pautas positivas que reconheçam e valorizem os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Dessa forma, o principal item da pauta debatido foi a importância de elaborar um novo Plano de Cargos e Salários (PCS) para as carreiras de pesquisador e docente da autarquia.

Outro assunto abordado foi a necessidade de realização de concurso público, já que o último ocorreu em 2005, ou seja, há quase 20 anos. Por este motivo, a mão-de-obra profissional tornou-se escassa, assim como a infraestrutura de apoio, para a execução dos projetos de pesquisa.

No entanto, a aprovação da Lei Estadual n.º 24.821/2024, pelo governo de Minas, direcionou recursos financeiros exclusivos para a Epamig. Essas receitas são provenientes do Estado e dedicadas à pesquisa de diversos setores. Por este motivo, a empresa agropecuária também tem o direito de receber uma determinada porcentagem deste valor, cenário que, a partir de agora, tornou-se mais propício para investimentos, segundo os dirigentes.

Por fim, o último item da pauta argumentado foi a possibilidade da implantação do formato de trabalho híbrido para os pesquisadores, mesclando as jornadas remota e presencial, conforme particularidade de cada atividade a ser executada no dia.

Contribuição

Na oportunidade, o diretor-presidente, Emerson Gonçalves, agradeceu ao secretário a acolhida das demandas apresentadas pela Associação dos Pesquisadores da Epamig, e relembrou uma contribuição realizada em específico: o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2024).

“O auxílio do secretário nas negociações do ACT foi de fundamental importância. Graças à interveniência dele junto à Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), conseguimos um aumento significativo no valor do vale-alimentação para os empregados da empresa”, destacou Gonçalves.

Em resposta, o secretário Thales mencionou estar ciente das necessidades da Epamig, e relatou que irá avaliar possíveis providências com a Diretoria-Executiva (Drex/Epamig), principalmente, acerca da elaboração de um novo PCS. Salienta-se que, após construído, o documento precisará ser encaminhado para aprovação da Seplag.

Desdobramentos

Após esse pronunciamento, a diretora-administrativa, Cláudia Souza, requereu participação de representantes da Aspe na comissão que será constituída, em vista de propor um novo plano de carreira para a categoria. Ainda sugeriu iniciar o estudo pelo benefício do Adicional de Titularidade, que está aquém dos valores praticados, inclusive, em outros institutos estaduais de pesquisa.

Em relação ao trabalho híbrido, o secretário solicitou uma proposta à associação, a qual deve conter dados sobre as escalas, monitoramento e avaliação das atividades desempenhadas pelos funcionários. “Essa proposição será enviada à Drex, pela ASPE, para avaliação e discussão da viabilidade de implantação”, esclareceu Souza.

Durante a reunião, Thales reconheceu a importância do trabalho realizado pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária, para o agronegócio mineiro. Também ressaltou os estudos relacionados ao azeite, queijo e vinho, que muito têm contribuído para o aumento da produção e consumo desses produtos no estado.

Expectativa

O diretor-financeiro da Associação dos Pesquisadores Agropecuários, João Batista Reis, mencionou que o encontro foi muito produtivo e ocorreu em momento oportuno.

“Saímos da reunião bastante otimistas e confiantes de que as futuras ações trarão melhorias para os pesquisadores agropecuários da Epamig”, revelou.

Ainda estiveram presentes nesse compromisso representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Pesquisas, Perícias e Informações de Minas Gerais (Sintappi).

Inteire-se mais sobre a Aspe em aspepesq.org.br e nas principais mídias sociais no perfil @‌aspepesq!

ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.