Diretores da Aspe são recebidos pelo secretário de Agricultura de MG
Foto: Divulgação/Aspe


Agradecimento ao apoio institucional recebido e a oportuna elaboração de um novo Plano de Cargos e Salários foram os principais temas tratados na reunião

Há cerca de seis meses da última reunião na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), a Diretoria-Executiva da Associação dos Pesquisadores da Epamig (Aspe) foi novamente recebida pelo secretário, Thales Fernandes. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (27/01), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A diretora-administrativa, Cláudia Souza, e o diretor-financeiro, João Batista Reis, foram pessoalmente agradecer o grande apoio que a Aspe recebeu da Seapa, durante os dois anos de gestão da atual Diretoria da Associação (2023-2025).

Segundo Souza, o apoio do secretário tem sido fundamental para valorizar os pesquisadores agropecuários estaduais, assim como para fortalecer nacionalmente as pesquisas realizadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Vale esclarecer que a Epamig é a única instituição pública mineira de pesquisa responsável por gerar tecnologias, conhecimentos e inovações, exclusivamente para o setor agropecuário do estado.

Por este motivo, “o secretário mencionou reconhecer a relevante contribuição dada pelos pesquisadores aos diversos setores da agricultura, pecuária e agroindústria de Minas Gerais e do Brasil”, relatou a diretora-administrativa.

Na oportunidade, ambos os diretores também destacaram que esse reconhecimento é crucial para garantir a motivação dos especialistas. Visto que eles geram excelentes resultados de pesquisas, com o intuito de desenvolver soluções eficientes e sustentáveis para a agropecuária, aplicadas dentro e fora de Minas Gerais.

Demais pautas positivas

Durante a reunião, demais pautas positivas e de grande interesse da categoria ainda foram discutidas, como o carecimento de elaborar um novo Plano de Cargos e Salários (PCS) para as carreiras de pesquisador e docente da autarquia. A necessária valorização da titularidade dos pesquisadores foi outro ponto abordado.

Nova eleição

O mandato da atual Diretoria-Executiva da Aspe, formada pelo diretor-presidente, Emerson Gonçalves, e os diretores participantes do encontro, se encerrará no próximo domingo, 02 de fevereiro de 2025.

Por essa razão, uma nova chapa de candidatos está sendo instituída e, em breve, será anunciada a todos os associados.

Portanto, os diretores-executivos enfatizam que foram dois anos de uma gestão democrática, transparente, atuante e participativa, em que os associados puderam contribuir para definições e execuções das ações da Aspe, em prol da valorização da carreira dos pesquisadores da Epamig.

Na oportunidade, os membros da Diretoria agradecem o incentivo e o apoio dos filiados e parceiros institucionais.

Saiba mais sobre a Aspe em aspepesq.org.br e nas principais mídias sociais no perfil @‌aspepesq!

ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.