Diretoria-Executiva da Aspe comemora 15 anos de luta pela valorização do pesquisador agropecuário
Registro do encontro promovido pela Aspe em Ouro Preto/MG no ano de 2019 | Foto: Arquivo/Aspe


Neste domingo, 25 de agosto de 2024, a Associação dos Pesquisadores da Epamig celebra o aniversário de fundação

Nossos cumprimentos a todos os associados que fizeram e fazem, assim como tornaram e tornam, a Associação dos Pesquisadores da Epamig (Aspe) um exemplo de luta, resistência e esperança por reconhecimento e melhores condições de trabalho para todos os pesquisadores agropecuários.

Ao longo desses 15 anos, muitos esforços foram realizados pela associação em prol da evolução da carreira. Podemos citar os diversos ofícios despachados, como requerimentos que objetivaram a criação de novos planos de capacitação, progressão na vida funcional e melhores remunerações para os pesquisadores.

Neste sentido, uma das conquistas recentes para a classe foi o aumento do valor do benefício do vale-alimentação/refeição. Vale esclarecer que a Aspe realizou reuniões com autoridades do Governo de Minas, principalmente com o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, que acolheu a demanda e se empenhou em concretizar este acréscimo junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Outra progressão iniciada pela Aspe foi a impetração de ação judicial, a qual se encontra em tramitação, em conjunto com o Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais (Senge-MG). Ela tem o intuito de garantir o estabelecimento de um valor remuneratório mínimo, conforme estabelecido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para o desempenho das funções exercidas pelos pesquisadores agropecuários, que detém formação acadêmica em engenharia.

Contudo, a valorização da nossa titularidade e a melhoria do plano de cargos e salários são os principais benefícios almejados pela Aspe. Essas ações, inclusive, irão contribuir para que a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) se torne uma instituição mais atrativa, em vista de manter e atrair novos talentos profissionais.

Sendo assim, desejamos que sempre tenhamos entusiasmo para desempenhar a nossa valorosa atribuição como pesquisadores agropecuários, ao buscarmos e entregarmos cada vez mais soluções e inovações tecnológicas para o campo, que revertam em qualidade de vida e bem-estar da sociedade mineira e brasileira.

Parafraseando Rui Barbosa: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”.

Parabéns à Aspe!

Diretoria-Executiva
Associação dos Pesquisadores da Epamig (Aspe)