Epamig comemora 50 anos de fundação e de pesquisas agropecuárias realizadas
Foto: Arquivo/Aspe


Pesquisadores agropecuários estudam e indicam cultivares aos produtores rurais, com foco no aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos

Com a missão institucional de pesquisar, capacitar e implementar soluções tecnológicas, que visem o desenvolvimento sustentável da agropecuária e da agroindústria, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) comemora, nesta terça-feira (06/08), 50 anos de trabalho realizado em benefício da população mineira.

Sendo referência nacional em pesquisa e inovação agropecuária no estado de Minas Gerais, a Epamig unifica a área científica com a acadêmica. O intuito é amparar e aprimorar a gestão do agronegócio, para a melhoria de vida dos produtores rurais, familiares e a sociedade.

Além da Sede Administrativa, localizada em Belo Horizonte/MG, a empresa possui 21 campos experimentais, cinco unidades regionais e dois institutos tecnológicos, empreendendo em todas as regiões territoriais de Minas Gerais.

Segundo o diretor-presidente da Associação de Pesquisadores da Epamig (Aspe), Emerson Dias Gonçalves, os pesquisadores dessas unidades regionais são responsáveis pela autoria e execução de projetos de pesquisa, que promovem o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

“Hoje a Epamig comemora 50 anos de história, a qual foi construída por muitas mãos, especialmente as dos pesquisadores agropecuários. Esses profissionais executam e fornecem serviços especializados, capacitação técnica e alternativas de produção tecnológica sustentável, em busca de atender as diversas necessidades do complexo agrícola”, enfatiza o pesquisador.

Atuação dos pesquisadores

Por esta perspectiva, a atuação dos pesquisadores da Epamig é estabelecida em Programas Estaduais de Pesquisa (PEPs), definidos com base nas potencialidades territoriais de Minas Gerais, tal como na identificação de demandas e oportunidades.

Agroecologia; Biotecnologia; Bovinocultura; Cafeicultura; Floricultura; Fruticultura; Grãos; Leites e derivados; Meio Ambiente; Olivicultura e Vitivinicultura são as onze grandes áreas das atividades de pesquisas realizadas pela instituição cinquentenária.

Na oportunidade, Gonçalves ressalta que Minas Gerais é um grande estado celeiro, de solo fértil, água abundante e clima favorável à produção de alimentos. “Os estudos científicos são realizados diante deste cenário, os quais muito contribuem para a geração de conhecimento técnico aplicável, em vista da evolução dos mais diferentes tipos de culturas”.

Valorização da carreira

Dada a importância dessa atividade cooperativa realizada, vale destacar que políticas de valorização contínua do pesquisador, como servidor público, também são necessárias por parte do governo do Estado de Minas Gerais, para reconhecimento e avanço profissional da categoria.

Sendo assim, a Diretoria-Executiva da Aspe parabeniza a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais pelo aniversário de fundação. E, ainda, pelos resultados alcançados, mediante os excelentes serviços de ciência e tecnologia desempenhados pelos pesquisadores, os quais são ofertados aos agricultores e pecuaristas mineiros.

Saiba mais em aspepesq.org.br e no perfil @‌aspepesq nas mídias sociais!

ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.