Pesquisadores agropecuários aprimoram tecnologias para cultivo de hortaliças em ambiente protegido
terça-feira, 08/10/24Por Filipe Diniz
![Pesquisadores agropecuários aprimoram tecnologias para cultivo de hortaliças em ambiente protegido Pesquisadores agropecuários aprimoram tecnologias para cultivo de hortaliças em ambiente protegido](https://aspepesq.org.br/wp-content/uploads/2024/10/aspepesq.org.br-pesquisadores-agropecuarios-aprimoram-tecnologias-para-cultivo-de-hortalicas-em-ambiente-protegido-pesquisa-cultivo-protegido-hortalica-site-1024x683.jpg)
Nova edição do Informe Agropecuário da Epamig traz informações sobre o plantio sustentável aos produtores rurais
A tecnologia de produção de hortaliças, ao abrigo de uma estufa agrícola, protege o cultivo contra as adversidades ambientais e climáticas, assim como reduz os ataques de pragas e a necessidade do uso de defensivos químicos. Com isso, é possível obter maior produtividade e qualidade das plantas, para o consumo humano.
Essa técnica de plantio em casas de vegetação climatizadas também favorece o desenvolvimento da cultura e a redução de perdas, por ser possível controlar a temperatura, a umidade relativa do ar e a composição atmosférica do espaço cultivável.
Segundo o pesquisador doutor da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Sanzio Mollica Vidigal, outro benefício da produção de hortaliças em ambiente seguro é o possível monitoramento das plantas, de modo que elas recebam periodicamente os nutrientes e a água na dosagem certa.
“A horticultura, como atividade agrícola, é gerenciada principalmente por agricultores familiares. Por este motivo, é necessário ter conhecimento sobre as espécies cultivadas, e do planejamento de execução, para garantir maior qualidade, quantidade e frequência de fornecimento do produto alimentício”, explica o agrônomo, que também é filiado à Associação dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig (Aspe).
Vale ressaltar que os pesquisadores da Epamig desenvolvem e aprimoram regularmente as tecnologias direcionadas à sustentabilidade do cultivo de hortaliças folhosas, frutos, raízes, bulbos e tubérculos, por meio do Grupo de Pesquisa “Tecnologias para produção de hortaliças em pequena e grande escalas”, no Programa Estadual de Pesquisa em Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais.
Essa iniciativa contribui para a manutenção e avanço do estado de Minas Gerais, como o segundo maior produtor nacional de hortaliças.
Informe Agropecuário
Em razão da expansão da produção de hortaliças em ambiente protegido, a Epamig lançou, no dia 11/09, uma nova edição do Informe Agropecuário, intitulada “Ambiente protegido e a produção de hortaliças”. O intuito do periódico é levar conhecimento técnico aos produtores rurais, para avançarem na sanidade vegetal, produtividade e competitividade no mercado.
Conforme a descrição desta publicação (versão 45 – n.º 326 – ano 2024 – 96 pág.), as modalidades de cultivo são apresentadas, bem como as inovações e tecnologias associadas a esse sistema de produção, que, em um contexto de mudanças climáticas, apresenta-se como alternativa produtiva aos produtores rurais.
Esta versão contou especialmente com a coordenação-técnica do Sanzio Vidigal (Epamig Sudeste), assim como das pesquisadoras Marinalva Pedrosa e Marialva Moreira (Epamig Centro-Oeste).
Para visualizar esta edição da revista Informe Agropecuário, basta acessar o site da Livraria Epamig, em livrariaepamig.com.br .
Saiba mais em aspepesq.org.br e no perfil @aspepesq nas mídias sociais!
ASPE: Em defesa dos direitos e interesses dos Pesquisadores Agropecuários da Epamig.